Moda e Finanças: Fatores que fazem a real diferença no Controle Financeiro no Varejo de Roupas.

Elementos que são fundamentais na gestão financeira para empresas de vestuário e moda.

Uma das grandes dúvidas de empresárias e empresários ligados ao controle financeiro no varejo de compras é sobre “o que devo olhar no meu negócio?”. Trata-se inclusive de algo bastante pertinente, pois o nosso universo como empreendedores é tão amplo, é tanta coisa para gerenciarmos, operarmos, pensarmos e resolvermos que dá até uma tontura! 

Acaba que ficamos na dúvida, na real, sobre o que devo olhar primeiro. E isso vale para tudo, inclusive na análise e controle financeiro.

Note-se que quando me refiro a isto, cito um universo amplo de empresas e não aqueles que estão nos passos iniciais! Grande fatia do negócios de varejo da moda que atendemos na SGE são consolidados ou em fase de expansão de mercado e já possui os controles essenciais implementados e entenderam A Importância da Rotina no Controle Financeiro no Varejo de Roupas e a aplicam com sucesso.

Ocorre justamente que há muitos lugares a serem vistos e pouco tempo para que se enxergue tudo. Isso faz com que entender o que é fator crítico torne-se realmente muito importante.

Elementos Fundamentais para o Controle Financeiro no Varejo de Roupas:

Respeitando algo que quem me conhece sabe que eu sempre preservo que é a individualidade de cada negócio e a observação às suas características únicas, há evidentemente pontos chave para a boa gestão no comércio da moda. São eles:

  • Volume de Vendas e Markup: além da simples visão de faturamento (ponto que quase a totalidade do varejo observa e acompanha), entender o volume necessário de vendas e o markup mínimo ideal para o seu negócio de moda são pontos que podem fazer o jogo tomar outra proporção, melhorando cenários e apoiando o crescimento.

     

  • Meta de Compras: algo que percebo que muitas empresas do comércio da moda, do varejo de vestuário não fazem, o que considero preocupante. Conhecer e até, eu diria, dominar, o quanto você pode e deve comprar em um ano ou ciclo de coleção é algo fundamental para seu sucesso. Crescer sem esta observação, inclusive, pode levar a problemas seríssimos no futuro breve como estoque excessivo, por exemplo.

     

  • Margem de Contribuição: este valor, que apresenta a diferença entre o faturamento e os custos diretos do negócio (os gastos existentes em cada venda) é outra lacuna que percebo existir em grande parte das(os) varejistas que atendo. Entender a margem de contribuição é entender o seu negócio! É saber como ele funciona na essência e não há qualquer exagero da minha parte em dizer isso.

     

  • Lucratividade Operacional: ou seja, o quanto sobra todo mês do negócio em si. Um negócio existe para lucrar. Sei que a frase pode parecer forte para algumas pessoas, mas trata-se de um fato e em outro artigo vou explorar mais o tema. Mas não saber qual é o seu lucro ou prejuízo é não entender o que está acontecendo na sua empresa. Isto é muito sério.

     

  • Capacidade de Endividamento: por mais que seguir aquela dica linda do gerente do banco ou similar que traz um empréstimo como a solução dos seus problemas seja tentador, muito cuidado. “Tomar dinheiro” é uma dívida e dívidas um dia serão pagas. Usar este tipo de recurso sem planejamento adequado pode ser (e na grande parte das vezes acaba se tornando) um grande tiro no próprio pé. 


Existem, evidentemente, muitos outros elementos relevantes a serem observados e gerenciados para um prático e efetivo controle financeiro no varejo. Todavia como disse no início,
devemos escolher muitas vezes por onde começar. Garanto a você, com toda a tranquilidade, que dominando efetivamente estes pontos financeiros essenciais no seu negócio de moda, você já terá ótimos resultados!

Assuma o controle da sua loja em até 45 dias e tenha uma vida melhor.

Organize sua operação e elimine o caos financeiro com uma consultoria prática, personalizada e que conhece o seu segmento, trazendo clareza, segurança e resultados reais para transformar o futuro do seu negócio.

© 2024 SGE – Soluções em Gestão Empresarial. Todos os direitos reservados.

Dê o próximo passo rumo a uma gestão mais lucrativa.